Outro "upgrade" que fiz aos meus carretos são as anilhas de drag em carbono.
Já tinha ouvido falar aqui e ali, li algumas coisas e, fundamentalmente, reparei que os carretos de top tem todos isso em comum. O drag, mais simples ou mais complexo, é sempre em fibra de carbono.
A verdade é que nem todos conseguimos chegar aos "Stellas" e aos "Saltigas" deste mundo que adoramos e em que, a cada dia que passa, sai mais uma novidade a apelar à nossa carteira.
Quem é que, ajustando o drag de um carreto com um drag em feltro, nunca pensou que gostava que ele fosse mais preciso, menos "esponjoso" e que não tivesse aquela resistência inicial que já fez perder muitos peixes? Eu já e acredito que isso é comum a quem usa esse tipo de drag de cada vez que tem de dar uma data de voltas para o afinar. O sistema "QD" (Quick Drag) da Daiwa é exactamente isso: Anilhas de drag em carbono, ligeiramente lubrificadas com uma massa especifica para drags em carbono que só eles é que têm.
Em termos práticos, o drag fica muito mais rápido de afinar, mais sensível, e suave ao mesmo tempo uma vez que a pressão a que ele começa a largar fio é aquela para que o ajustámos, mesmo quando aquece a trabalhar um peixe daqueles que todos gostamos de ter "do outro lado". E se precisarmos de o ajustar a meio da "batalha", basta um ou dois "clicks". Não é preciso andar ali ás voltas.
Por último, porque na verdade não acho o mais importante, o drag fica muito mais potente. Pode ser importante em algumas situações mas acho que na maior parte das vezes, um drag normal tem força suficiente, desde que estejamos a usar o carreto certo para a pesca que estamos a fazer.
Assim sendo, lá comprei o carbono, mandei vir a tal massa do Japão (procurei por cá mas a verdade é que não há) e fiz para os meus carretos todos e até de alguns amigos que costumam pescar comigo. Um deles tem um relato para sair num dos blogs mais conhecido por cá onde fala nisso. Quando sair, ponho aqui o link.
Neste momento estou em condições de produzir para quem estiver interessado.
Dois pormenores importantes:
- As anilhas precisam de ser redondas uma vez que não tenho corte a laser e os preços são em função da dimensão das anilhas pelo que o que aqui vai é comparativo e refere-se a um Shimano Sustain 4000FG. No entanto, serve para quase todos os carretos dentro desse calibre e até alguns 5000 (Biomaster c5000FC por exemplo).
- A lubrificação é muito importante no sentido de permitir um funcionamento regular, sem saltos. As anilhas que forneço já vão impregnadas com a massa a que me referi acima. Tanto quanto sei faz a diferença para algumas que se vendem na net mas que são fornecidas "secas".
O exemplo acima está disponível por 12 Euros.
Boas pescas

Sem comentários:
Enviar um comentário