sábado, 25 de abril de 2015
quarta-feira, 15 de abril de 2015
Projectos...
Esta menina chegou hoje e vinha "cravada". já tratámos disso e agora é só fazer-lhe um buraquinho na ponta, a seguir uma rosca, uma pega nova e fica uma senhora (manivela). :)
Até amanhá pessoal.
Boas pescas
Aqui está ela pronta para os correios, danadinha para rebocar um cabeçudo :)
Até amanhá pessoal.
Boas pescas
segunda-feira, 13 de abril de 2015
domingo, 12 de abril de 2015
Drag em Carbono
Outro "upgrade" que fiz aos meus carretos são as anilhas de drag em carbono.
Já tinha ouvido falar aqui e ali, li algumas coisas e, fundamentalmente, reparei que os carretos de top tem todos isso em comum. O drag, mais simples ou mais complexo, é sempre em fibra de carbono.
A verdade é que nem todos conseguimos chegar aos "Stellas" e aos "Saltigas" deste mundo que adoramos e em que, a cada dia que passa, sai mais uma novidade a apelar à nossa carteira.
Quem é que, ajustando o drag de um carreto com um drag em feltro, nunca pensou que gostava que ele fosse mais preciso, menos "esponjoso" e que não tivesse aquela resistência inicial que já fez perder muitos peixes? Eu já e acredito que isso é comum a quem usa esse tipo de drag de cada vez que tem de dar uma data de voltas para o afinar. O sistema "QD" (Quick Drag) da Daiwa é exactamente isso: Anilhas de drag em carbono, ligeiramente lubrificadas com uma massa especifica para drags em carbono que só eles é que têm.
Em termos práticos, o drag fica muito mais rápido de afinar, mais sensível, e suave ao mesmo tempo uma vez que a pressão a que ele começa a largar fio é aquela para que o ajustámos, mesmo quando aquece a trabalhar um peixe daqueles que todos gostamos de ter "do outro lado". E se precisarmos de o ajustar a meio da "batalha", basta um ou dois "clicks". Não é preciso andar ali ás voltas.
Por último, porque na verdade não acho o mais importante, o drag fica muito mais potente. Pode ser importante em algumas situações mas acho que na maior parte das vezes, um drag normal tem força suficiente, desde que estejamos a usar o carreto certo para a pesca que estamos a fazer.
Assim sendo, lá comprei o carbono, mandei vir a tal massa do Japão (procurei por cá mas a verdade é que não há) e fiz para os meus carretos todos e até de alguns amigos que costumam pescar comigo. Um deles tem um relato para sair num dos blogs mais conhecido por cá onde fala nisso. Quando sair, ponho aqui o link.
Neste momento estou em condições de produzir para quem estiver interessado.
Dois pormenores importantes:
- As anilhas precisam de ser redondas uma vez que não tenho corte a laser e os preços são em função da dimensão das anilhas pelo que o que aqui vai é comparativo e refere-se a um Shimano Sustain 4000FG. No entanto, serve para quase todos os carretos dentro desse calibre e até alguns 5000 (Biomaster c5000FC por exemplo).
- A lubrificação é muito importante no sentido de permitir um funcionamento regular, sem saltos. As anilhas que forneço já vão impregnadas com a massa a que me referi acima. Tanto quanto sei faz a diferença para algumas que se vendem na net mas que são fornecidas "secas".
O exemplo acima está disponível por 12 Euros.
Boas pescas
sexta-feira, 10 de abril de 2015
Pega
Algo que sempre me "irritou" um bocadinho em certos carretos são pegas onde não podemos aplicar a tracção suficiente, seja porque não as conseguimos agarrar convenientemente, seja porque ao estarem demasiado perto da manivela, os dedos batem na mesma quando o tentamos fazer.
Assim sendo, fiz para mim este modelo que decidi partilhar.
É composto por um tubo inox com uma pega em EVA. Se o uso do inox não necessita justificação, o da EVA tem a ver com o binómio conforto/facilidade de execução. Existem outros materiais disponíveis e tenho planos para os experimentar mas uma caminhada faz-se com um passo de cada vez.
Por dentro Existe um outro onde assentam os rolamentos. neste aspecto não fiz concessões. Os dois rolamentos são essenciais. Existem modelos que funcionam aparentemente bem sem rolamentos mas, honestamente, em termos de durabilidade, a versão com rolamentos descansa-me muito mais.
Para além disso, em vazio rodam todas que é uma beleza. Com peso do outro lado a coisa pia mais fino...
Para além disso, em vazio rodam todas que é uma beleza. Com peso do outro lado a coisa pia mais fino...
A distância entre a pega propriamente dita e a manivela do carreto deve permitir agarrar nela "a sério" sem ficar com os dedos entalados na manivela.
Estão disponiveis por 25 paus
Estão disponiveis por 25 paus
Espero que gostem
Manutenção #1
Por vezes a melhor maneira de poupar dinheiro na pesca passa por ter material de qualidade e mantê-lo em boas condições. Há que ter em atenção que algo que custa pouco dinheiro por vezes fica mais caro se não tiver a qualidade mínima.
A manutenção do material é uma área a que voltarei aqui frequentemente.
A manutenção do material é uma área a que voltarei aqui frequentemente.
Introdução
De todas as paixões que povoam a minha vida existem duas que estão na origem da criação deste espaço: A pesca e a mecânica. São algumas coisas que faço para mim que decidi passar a partilhar com outros que, tal como eu partilham o gosto pela pesca e a fazem com as melhores condições que a vida de cada um permite.
Subscrever:
Comentários (Atom)






